SEJA BEM VINDO! 11 de dezembro de 2017 LITURGIA DIÁRIA SIGA-NOS

Paróquia está implantando a Pastoral da Esperança

Publicado em 03/01/2017       Nenhum comentário

maxresdefault-3

por João G. Khouri

A Pastoral da Esperança é a presença amiga, fraterna e solidária da comunidade eclesial junto àqueles que passam por um momento de dor com a “perda” de um ente querido, prestando solidariedade, conforto e apresentando súplicas pelos falecidos e ao mesmo tempo dá aos vivos o consolo da Esperança, da luz da Ressurreição em Cristo. A Pastoral deve lembrar aos presentes que a vida cristã não está limitada à realidade terrena, mas perpassa esse tempo e esse lugar. O Senhor Jesus Crucificado e Ressuscitado é o modelo perfeito da nossa realidade futura, o que nos anima na superação deste momento (cf. Jo11,25; Rm 6,4; Ef 2,6; Cl 3,1; 2 Tm 2,11).

A Missão da Pastoral da esperança é:

* Confortar espiritualmente os familiares enlutados (através de celebrações bem preparadas, visitas, presença etc).

* Acompanhar estas famílias nos velórios.

* Preparar com especial zelo a celebração das exéquias, considerando o profundo sentido pascal da morte da luz da fé cristã, a sensibilidade dos presentes e a necessidade de se aproveitar o momento para trazer o real sentido da morte.

* Celebrar as exéquias, valorizando todos os símbolos inerentes àquele momento (a Bíblia, as velas, as flores, a cruz etc).

* Realizar encontros de oração nas residências destas famílias, nos dias seguintes ao sepultamento.

* Evangelizar e mostrar que não se reza por motivo da morte, mas sim pela ressurreição, pela vida eterna, Jesus Cristo.

* Aproveitar o momento de sensibilidade humana para falar da esperança a todos e da necessidade da Fé e da Esperança na Ressurreição dos mortos.

* Atuar na obra de misericórdia corporal em dar sepultamento aos indigentes ou de pessoas que não tenham família.

A pastoral da Esperança trabalha junto às famílias enlutadas visitando e rezando nas casas durante os dias pós-morte até a Missa de 7º Dia, se utilizando de uma novena, ou de um tríduo o como muitos já realizam a reza do santo terço. A pastoral composta de voluntários, agentes de pastoral preparada para conduzir os momentos celebrativos junto aos familiares e amigos enlutados de modo organizado, sereno e com todo respeito que a experiência dolorosa da morte exige. Não há necessidade de grandes aparatos e nem de longas celebrações, mas há sim a necessidade de se fazer bem com o coração, o saber acolher e ouvir, esse momento de transformação na vida de muitos.

Os ritos exequiais contemplam sempre a proclamação da Palavra. O mesmo deveria acontecer nas celebrações dos dias pós-morte. Sejam três até nove dias de celebrações, dependendo do

costume de cada comunidade, e disposição dos agentes de pastoral, sempre deverá haver a proclamação da Palavra, mesmo que ocorra somente a recitação do terço.

A nossa Paróquia está organizando a Pastoral da Esperança. Já tivemos quatro encontros de formação que estão sendo coordenados por nosso pároco Pe. Carlos com a participação em torno de 15 pessoas que pertencem às várias comunidades urbanas de nossa Paróquia, um número ainda pequeno a dimensão territorial de nossa Paróquia. É muito importante que todas as comunidades urbanas e até rurais possuam agentes para ajudar a confortar os corações neste momento de luto, mas iluminado pela esperança da Ressurreição. Confiantes da providência divina e na escuta de corações atentos a Palavra de Deus, convidamos a você e aos demais fiéis para que venham participar conosco das formações para pastoral da Esperança.

Nós, como Cristãos Católicos, devemos ser os primeiros a testemunhar que a morte não da à última palavra em nossas existências, mas sim Jesus Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor que nos quer conduzir ao Coração Misericordioso do Pai.

Deixe um comentário

*
*

CATEGORIAS

Leia as notícias e artigos por categoria

  diocese     cnbb       vaticano

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO

Matriz Nova e Secretaria

Av. Dr. Coriolano Burgos S/Nº - Amparo, SP
Entrada pelo portão lateral

Contato: (19) 3807.2648 saosebastiaoamparo@bol.com.br

Casa Paroquial

Rua Cacilda Becker, 137 - São Lourenço